Dor de Cabeça (Cefaleia)

IMPORTANTE

Quanto mais cedo iniciar um tratamento adequado, melhor é o prognóstico, principalmente caso os sintomas tenham iniciado com com dores na nuca ou rigidez no pescoço.

Dores de cabeça podem ser resultado de problemas estruturais no pescoço (cefaleia cervicogênica) e são normalmente em relacionados às vertebras mais altas da coluna, as chamadas vértebras cervicais, mais especificamente a segunda e terceira vértebras (C2 e C3).

Algumas pessoas podem desenvolver a cefaleia cervicogênica devido às suas funções ocupacionais que envolvem algum esforço no pescoço. Essas funções podem incluir dentistas, cabelereiros, motoristas, atletas, dentre diversos trabalhadores que exerçam atividades com esforço ou posturas mantidas por várias horas.

Sinais e sintomas da cefaleia cervicogênica

• Redução da amplitude de movimento do pescoço
  • Dor em um lado do rosto ou cabeça
  • Dor ou rigidez no pescoço
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor no pescoço, ombro ou em um dos braços
  • Dor de cabeça que é desencadeada por certos movimentos ou posições do pescoço
  • Sensibilidade à luz ou barulho
  • Náusea
  • Visão embaçada

O que pode causar

Em alguns casos, traumas podem causar a cefaleia cervicogênica, onde podemos exemplificar os casos de síndrome do chicote (ocorre principalmente em acidentes automobilísticos), neste caso, é indicado procurar ajuda profissional, e não ignorar os sintomas.

Outras possíveis causas de cefaleia (não cervicogênica):

• Tumores
  • Fraturas
  • Infecções
  • Artrite

Como a Fisioterapia pode ajudar nas dores de cabeça?

Tratando-se de um problema que pode ser estrutural, algumas técnicas são comprovadamente eficazes para o diagnóstico e tratamento, pois é comum que os sintomas se iniciem por falta de mobilidade entre vértebras, tensão muscular ou presença de pontos dolorosos na musculatura da cabeça ou pescoço.

Como é o tratamento?

Para iniciar o tratamento, é necessário que o paciente seja avaliado para que seja possível afirmar a causa das dores, e em seguida, é traçado um plano de tratamento, seguido pela educação sobre atividades e exercícios, pensando na autonomia no paciente.

Etapas do tratamento:

• Orientação
  • Terapia miofascial
  • Mobilização ou manipulação articular
  • Reeducação
  • Atividades e exercícios

O tratamento é confortável e indolor, não são utilizados recursos como TENS (o famoso choquinho), ultrassom, loções ou ventosas.